domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma Criança Chamada Coisa (DL 2011)

Uma Criança Chamada Coisa - David Pelzer

Sinopse: A grande maioria dos maus tratos às crianças não são revelados. Esta é a história de uma família comum, devastada pelo seu terrível segredo escondido. A transformação de um progenitor carinhoso num monstro frio e cruel que altera totalmente a vida de uma criança e toda a família. É o depoimento desta criança; a realidade vista pelos olhos de quem devia ser protegido e é maltratado. Uma história irreal e perturbadora, mas também uma história de força, luta e triunfo, contada pelo sobrevivente dos maus tratos.
Como o próprio autor revela: "Tive a sorte de transformar a tragédia em triunfo. Esta é a minha história"





Em uma palavra: emocionante. Em várias: triste, comovente, aterrorizante.

Em “Uma criança chamada Coisa”, David Pelzer conta suas memórias. Começa com as lembranças de uma família feliz enquanto ainda era uma criança pequena, as mudanças no comportamento de sua mãe - perceptíveis até mesmo para uma criança de 5 anos – agravadas pelo uso constante do álcool, até o momento em que conseguiu sair de casa.

No início eram apenas castigos simples: ficar sentado ou em pé num canto, mas aos poucos isso foi se modificando para pior. Um braço quebrado, surras, partes de seu corpo sendo queimadas nas bocas do fogão...

Já seria triste e chocante se fosse ficção, mas as torturas e maldades sofridas por David em sua infância (que iam desde ser deixado com frio e fome até a ser obrigado a permanecer semi-nu e molhado no quintal de sua casa em pleno inverno, ou comer o próprio vômito), foram feitas por sua mãe sob a omissão cruel de seu pai.

Seus irmãos também nunca o ajudaram (talvez com medo do mesmo comportamento se repetir com eles) e com o passar do tempo acharam que toda a barbárie era natural, tornando-se assim novos algozes.

É impossível não sentir pena de David e completo desprezo pelas pessoas que cometiam atrocidades em vez de protegê-lo. Como mãe, senti vergonha e culpa, mesmo tudo tendo acontecido há anos e há milhares de quilômetros de mim. Nunca mais dei nem um tapa de leve em meus filhos.

“Uma Criança Chamada Coisa” é uma história que mostra o pior lado de uma pessoa. Também deixa claro que é possível dar a volta por cima. Mas, acima de tudo, nos faz ficar alerta quanto aos maus tratos sofridos por crianças de qualquer classe social em qualquer parte do mundo.

5 comentários:

Vivi disse...

Nó, já levei um impacto forte ao ler o título. È brutal a coisificação do ser humano, mas espero que seja uma história de redenção. Ótima resenha!
Bjs

Nikelen Witter disse...

Ótima resenha, Pri. Tem de ter estômago para ler um livro desses.
Bj

Luís Augusto Farinatti disse...

Concordo com a Nika.
Adorei a resenha e fiquei arrepiado com os fatos.

Priscila Louredo disse...

Vivi, Nika e Guto, o livro é realmente impactante. Fiquei arrasada ao ler mas não me arrependi.

Mi Müller disse...

Oi Pri, nossa estou há tempos enrolando para ler esse livro porque já sei que vai ser daquelas leituras cruéis mas totalmente necessárias, adorei ver teu olhar sobre esta história absurda, ótimo texto.
estrelinhas coloridas...

Postar um comentário