sábado, 5 de fevereiro de 2011

O que é preciso para se escrever uma história?

Olá a todos. Para começar (ou recomeçar) vou colocar aqui uma postagem que fiz no Multiply há pouco mais de três anos, mas que ainda tem tudo a ver comigo.



"O que é preciso para escrever uma história?
Um lápis - ou uma caneta, um computador - e uma idéia.
De onde vêm as idéias? Elas estão em toda parte.
Estão dentro da cabeça da gente. Lembra aquela vez em que... pronto, você está tendo uma idéia para uma história.
Ou as idéias estão à nossa volta. Dentro da nossa casa. A história daquele tio engraçado. Ou daquele cachorro engraçado. Ou daquele cachorro daquele tio.
As idéias estão numa notícia de jornal. Estão numa frase que a gente ouve na rua. Estão num sonho. Num jogo.Numa xícara de café com leite. Num joelho ralado.
[...]
Aproveite a idéia que lhe parecer melhor e invente uma história baseada nela, não precisa ser muito complicado. As melhores histórias não são complicadas. Ou conte uma história verdadeira que combine com um desenho[...]. Quem sabe a do tio engraçado?
Um lápis, uma caneta, um computador, muitas idéias. O que está faltando?
Nada. Só falta começar."
                Luis Fernando Veríssimo


Esse foi o texto que Veríssimo escreveu para a apresentação do “Projeto Pequeno Escritor” da Editora Edelbra. Nesse projeto crianças do ensino fundamental são levadas a produzirem suas próprias histórias à partir de ilustrações. As melhores são editadas, com direito a tarde de autógrafo e tudo...

Mas o melhor de tudo foi que ao lê-lo pareceu que ele estava falando para mim. E então eu me dei conta do quanto eu já entrei de cabeça no mundo da escrita.

Bjks da Pri.

1 comentários:

meninas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário