terça-feira, 31 de maio de 2011

Plano de Ataque (DL 2011)

Plano de Ataque - Ivan Sant'anna.

Era uma manhã como outra qualquer. Pelo menos era o que eu pensava. Já havia deixado as crianças na escola, ajeitara a casa e começara a passar a pilha de roupas que deixara acumular. Para me distrair da tarefa, resolvi ligar a televisão e ver qual era a receita do dia do programa matutino. Contudo, em vez de uma delícia culinária o que eu vi não será esquecido jamais.



Era 11 de setembro de 2011 e a Torre Norte do World Trade Center acabara de ser atingida por um avião. O repórter não tinha certeza do que ocorrera. Talvez um acidente aéreo. Mas, diante dos meus olhos e, certamente, de boa parte do resto do mundo, outro avião se aproximou e atingiu a segunda Torre. Meu Deus!, pensei. O ferro esquecido, me sentei diante da tv sem realmente acreditar nos meus olhos. Eu acabara de presenciar o maior ataque terrorista ocorrido em solo americano da história. Eu e mais milhões de pessoas ao redor do planeta. Ao vivo e em cores.

Em seu livro "Plano de Ataque" - o livro documentário que escolhi para o desafio literário -, Ivan Sant'anna procurou esmiuçar o que levou seres humanos a planejar o assassinato de milhares de outros. O que motivou os terroristas? Qual foi a fagulha que despertou naqueles homens a ira contra os infiéis ocidentais? Como se prepararam?

Através do acesso à centenas de documentos, relatórios das investigações posteriores, reportagens, documentários realizados por várias pessoas em diversos países, "Plano de Ataque" procura deixar claro os passos que levaram os seguidores de Osama bin Laden a entrar para a história. Uma parte cruel e triste da nossa história recente, mas, ainda assim, importante.

"Plano de Ataque" é um livro a ser lido para todo aquele que deseja entender os bastidores do ataque ao World Trade Center. Entender, porque compreender eu não acredito ser possível.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!!! Deve ser muuito interessante ... e como voce disse de dificil compreensao ... como alguem pode imaginar e executar um atentado com este.

Vivi disse...

Esse eu quero ler...esse evento me marcou muito. Além do que, é um contexto que precisa ser mais bem entendido e visto sob uma análise mais profunda. Bjs

Postar um comentário