O tema do mês de março no Desafio Literário são as "Obras Épicas", daí com a providencial ajuda da lista de sugestões o primeiro livro que eu escolhi fala sobre o povo irlandês.
Os Príncipes da Irlanda - A Saga de Dublin (Edward Rutherfurd)
Sinopse: Do aclamado autor de Londres, OS PRÍNCIPES DA IRLANDA é mais um magnífico épico repleto de amores, batalhas, família e intrigas políticas. Costurando pesquisa histórica e uma incrível capacidade de contar boas histórias, Edward Rutherfurd captura com delicadeza e inteligência a essência do povo irlandês ao longo de onze séculos.
A trama de "Os Príncipes da Irlanda - A Saga de Dublin" começa no ano 430 com a história do principe Conall que, achando-se culpado pelos anos de destruição da colheita que supriria o reino de seu tio - o rei supremo -, decidiu se sacrificar.
A história continua com o filho de Conall e sua esposa Deirdre: Morna e como ele tornou-se chefe de sua tribo. E também, como o cristianismo começou a tomar lugar dos cultos celtas. Em seguida, as histórias de alguns descendentes de Morna como Osgar, Gilpatrick e Maurice se mesclam com a de outros personagens como Harold, Peter e Doyle, tornando o livro cada vez mais atraente.
Em "Os Principes da Irlanda" podemos conhecer um pouco da história do povo irlandês, suas guerras e costumes, além de apreciar o surgimento da cidade de Dublin, pois o autor consegue mesclar fatos históricos e acontecimentos verídicos com passagens que poderiam muito bem ter acontecido (se é que não aconteceram...).
Meu único senão é com as, às vezes intermináveis, descrições dos lugares, paisagens e acontecimentos gerais. Houve momentos em que cheguei a pensar de desistir do livro ou pular alguns parágrafos. Mas não me arrependi por não ter feito isso pois, teria perdido uma boa história.
Quote 121: Falling Skies
Há 9 anos
7 comentários:
Eu sou uma boa leitora, mas estou admirando a sua determinação e disciplinas. Parabéns!
Nossa eu também escolhi esse livro kkk
Mas estou com uma preguiça de ler.
Até pensei em desistir, mas depois de ler sua resenha me animei :)
ótima resenha, beijos ;)
Nika, determinação é meu nome do meio! Kkkkkkk.
Lullys, que bom que te animei. Quando terminar de ler, vamos ver se as nossas impressões serão parecidas? Vou aguardar.
Bjks
Adorei a dica. Sobretudo porque tenho uma grande queda pela cultura e povo irlandês.
Acho que quanto ao excess na descrição de cenas, locais, isso é quase uma marca registrada das principais e maiores obras épicas.
Ótima dica!
beijos e boa leitura para o próximo mês de Desafio!
Sandra
http://apenasumavez.wordpress.com
Sagas épicas são bem descritivas, mesmo. Tenho para mim que é esse O desafio do DL. Bjs
Oi Vivi e Sandra, pois é, as descrições intermináveis foram bem cansativas. Mas eu não acho que as sagas épicas TENHAM que ser assim.
Bjks
Báh eu adoro épicos que tenham alguma relação com a Irlanda, então esse me chamou atenção só pelo nome, e com a tua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler. Adorei a resenha, até porque descobri que teu nome do meio é determinação, igual ao meu :)
estrelinhas coloridas...
Postar um comentário